quinta-feira, 11 de outubro de 2007

TPC Grupo - 01/10/2007 - Modelação de Dados

=== Descrição ===

Descrever corresponde ao processo através do qual se empregam os sentidos para captar uma realidade e transportá-la para as palavras.

A descrição permite criar uma imagem mental de um objecto, de uma pessoa, de uma situação, de uma emoção… não devemos enumerar todas as características do elemento descrito, mas sim aquelas que permitem distinguir esse elemento dos seus semelhantes.

Elementos básicos de uma descrição:

  • Identificar os elementos;

  • Situar o elemento (no tempo e no espaço);

  • Qualificar o elemento através da atribuição de características e juízos;

A descrição pode ser objectiva ou subjectiva. É objectiva quando não contém as impressões do observador, e aproxima-se muito da realidade. É subjectiva quando tem os juízos de valor do observador.

=== Atributos ===

Os atributos correspondem ao conjunto de dados que representam um ponto num espaço, são os elementos ou propriedades que caracterizam as entidades. Os atributos das entidades são preenchidos com valores que variam consoante cada entidade concreta. São esses valores que caracterizam e identificam cada entidade concreta perante as demais.

Os valores de um atributo podem estar compreendidos dentro de um determinado conjunto, este conjunto é o domínio do atributo.

Os domínios dos atributos são importantes para a definição de uma base de dados uma vez que, quando se definem os atributos de uma entidade num SGBD, estes assumem normalmente a forma de campos de uma tabela e é necessário indicar o tipo de dados que podem ser introduzidos em cada um desses atributos ou campos, o que está relcionado com os domínios dos atributos.

Os atributos podem ser:

  • Atributos atómicos: não é possível decompor este tipo de atributos em unidades mais elementares (idade);
  • Atributos compostos: são possíveis de decompor em parcelas mais elementares (nome próprio; sobrenome).

=== Descritores ===

Os descritores são os termos de indexação que consistem numa ou mais palavras representativas de um único conceito. São seguidos pelo seu bloco de palavras, que é constituído pelo conjunto completo de termos e notas associados ao descritor i.e., a estrutura hierárquica do termo. O significado de um descritor é dado pelo seu contexto, ou seja o bloco de palavras que lhe está adjacente.

Os descritores podem ser:

  • elementares;
  • operacionais;
  • medíveis;
  • básicos;

=== Classificação ===

Uma tarefa de classificação consiste em associar um elemento a uma classe, de várias opções predefinidas.

Técnicas de classificação:

  • Arvores de decisão;
  • Redes neuronais;
  • Vizinho mais próximo;
  • K- means;
  • Hierárquicos;

=== Segmentação ===

Segmentação pode ser comparada a uma tarefa de classificação sem classes predefinidas. O objectivo de uma tarefa de segmentação consiste em agrupar registos semelhantes e separar registos diferentes, ou seja, separar o diferente e agrupar o semelhante.

=== Estimar e Prever ===

Estimar e prever estão associados ao factor incerteza!
A estimativa é um descritor da realidade relacionado com o que não conseguimos ver nem medir, mas que temos de saber com urgência. Estimar é opinar a respeito de algo de que não se tem certeza.

Em estatística, um estimador é uma função das observações usada para estimarum parâmetro da população. Ao valor do estimador chama-se estimativa. A previsão é um descritor do futuro, está directamente relacionada com o futuro. As Variáveis podem ser instanciadas a valores, que sozinhos não têm qualquer significado, mas ao serem cruzados com a variável obtemos um dado, ou seja, um valor no seu contexto.

=== Variáveis ===

Variáveis são a abstracção de um objecto real e podem ser agrupadas num vector de variáveis.

Relações entre variáveis

Duas ou mais variáveis estão relacionadas se numa amostra de observações os valores dessas variáveis forem distribuídos de forma consistente. As variáveis estão relacionadas se os seus valores corresponderem sistematicamente uns aos outros para aquela amostra de observações.

Relações entre variáveis são abstracções, simplificações de relações da vida real. Um caso particular das relações são as funções, ou seja, as funções são relações medíveis. Um modelo matemático é um conjunto de variáveis e um conjunto de relações entre variáveis.

Um Modelo Matemático é a simulação de um sistema ou processo que é difícil de observar directamente, através de métodos descritivos, conceptuais, estatísticos ou outros. Assim um modelo matemático é uma representação ou interpretação simplificada da realidade, ou uma interpretação de um fragmento de um sistema, segundo uma estrutura de conceitos mentais ou experimentais. Um modelo apresenta apenas uma visão ou cenário de um fragmento do todo.


Segundo a Enciclopédia Britânica, a inteligência é a habilidade de se adaptar efectivamente ao ambiente, seja fazendo uma mudança em nós mesmos, mudando o ambiente ou encontrando um novo ambiente. Esta definição, abrangente, integra o indivíduo e as suas interacções com o meio. A inteligência deverá ser concebida como entidade multifactorial na medida em que envolve diversos processos tais como a linguagem, pensamento, memória, raciocínio, consciência e potencialidades para a aprendizagem. Assim, a inteligência não é um processo mental único, mas sim uma combinação de muitos processos mentais dirigidos à adaptação efectiva ao ambiente, prossegue a Enciclopédia Britânica.

Por Magda Vasconcelos

1 comentário:

Rui Almeida Santos disse...

Gostei muito do Post e da reacção Magda.
Continua o excelente trabalho, mas da próxima vez, põe os posts mais cedo (dispensa-se o suspense lol).
BJS
RS