segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Aulas 21 e 22/09/2007




Paradigma – A forma como nos apercebemos da realidade e a forma como entendemos que ela deve ser. Trata-se da fusão entre valores e de princípios.

Paradigma Dominante – Refere-se aos valores, ou sistema de pensamento, que são predominantemente aceites numa sociedade a um dado momento. Os paradigmas dominantes são formados pela cultura da comunidade e pelo contexto do momento histórico. (fonte: wikipedia).

Princípios – Descrevem a nossa natureza fundamental, as nossas propriedades universais e as nossas relações com a realidade em que nos inserimos.

Regras - conjunto de leis formais de prescrições e proibições, que expõem os principais requisitos quanto à atitude do indivíduo a da organização numa sociedade (Fonte: Wikipédia)

Valores - maneira de ser ou de agir que uma pessoa ou uma organização reconhecem como ideal e faz com que os objectos ou as condutas aos quais é atribuído sejam desejáveis ou estimáveis. (G. Rocher)

Guião - conjunto de actividades, desordenadas e das quais está ausente a noção temporal, que têm que ser desempenhadas para atingir um objectivo.

Metodologia – Conjunto de procedimentos acompanhados de templates, materiais de formação, recomendações, que podem ser executados repetidamente de forma a atingir um objectivo. (Adaptado de Wikipedia)

Método - Modo de realizar algo de forma sistemática, implica a definição de uma sequência de passos logicamente ordenada. Por vezes, método e metodologia são conceitos intermutáveis.

Plano – Esquema, programa ou método definido para se atingir o objectivo. Implica uma sequência de passos organizada temporalmente.

Algoritmo - Sequência não ambígua e finita de instruções que é executada até que se atinja o output desejado.

Heurísticas – Sequências de passos, semelhantes a algoritmos, que não asseguram as melhores soluções, mas somente soluções válidas, aproximadas; e frequentemente não é possível justificar em termos estritamente lógicos a validade do resultado. (Wikipedia) Utilizadas essencialmente para resolução de problemas complexos para os quais não existe um algoritmo implementável ou, existindo, é não computável.

Intuição – Conhecimento directo e imediato dos objectos sensíveis ou compreensão imediata de uma verdade oposta a toda a forma de conhecimento discursivo (explícito) (Moderna Enciclopédia Universal). Conhecimento implícito, adquirido através da experiência, que o indivíduo não é capaz de descrever em termos formais.

Métricas - As Métricas são um sistema de parâmetros que quantificam resultados, onde no mundo empresarial também podem ser condiseradas diferentes avaliações quantitativas e periódicas de um processo, ou seja, definem o progresso dos negócios. São especializadas geralmente pela área sujeita, que no caso são válidas somente dentro de um determinado domínio e não podem ser interpretadas fora dele.
Considere-se uma Arte poética que tem por objecto o estudo da versificação.
Definições:
Arte de medir os versos; Estrutura de medir um verso em relação à medida; Sistemas de versificação próprio de cada poeta, (moderno dicionário da lingua portuguesa).


Facto - Podemos interpertar facto como parte da informação sobre as circunstâncias que existem ou eventos que ocorrem. Geralmente, facto é um caso, uma realidade ou algo que pode ser verificado de acordo com um padrão estabelecido de avaliação.
Se Existes .... és um facto!
Definição:
Acção; Coisa Feita; Acontecimento; sucesso; Aquilo que é real; Assunto de que se trata, (moderno dicionário da lingua portuguesa).

Hierarquia - Provém do grego hieros (sagrado) + arquia (ser chefe). O mesmo que comando sagrado. Veio do latim eclesiástico hierachia, talvez através do francês hierarchie. Designa hoje um timbre do próprio estado moderno, um sistema onde a distribuição do poder é desigual, representando-se por uma estruturação vertical e piramidal que a sociedade desde os seus primórdios apresenta. Será considerado “falta de respeito” a quem subir para um outro nível sem primeiro escalar ao seu superior


Multidimensional - Multidimensional é uma palavra especialmente útil para um sistema de base de dados no sector das vendas e aplicações, embora a consigamos utiizar no dia-a-dia. Conseguir observar um problema de várias ângulos é algo que se traduz num poder de obsevação muito poderoso e que nos leva a tomar decisões especialmente fortes.

Dimensão - Tem origem do Latim dimensione, em arquitectura corresponde ao sentido em que se mede a extensão para a avaliar, sinónimo de medida ou tamanho; (definição da WIKI).
No campo das Ciências Exactas, significa o grau de uma potência ou de uma equação algébrica.
Filipe Nunes e Henrique Ribeiro

Sem comentários: