Funções e Níveis da Gestão - Detalhado
Organização
Uma organização é uma entidade social conscientemente coordenada, com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para atingir um objectivo comum ou um conjunto de objectivos.
Outras definições para Organização:
• Organizar é atribuir a uma estrutura (partes), as funções das partes e seu relacionamento (estrutura organizacional) em uma entidade ou empresa.
• Organização é um sistema que tem objectivos específicos e uma estrutura organizacional com recursos que devem ser geridos para atingir os seus objectivos.
Funções e Níveis da Gestão
Para que uma empresa atinja os objectivos, é indispensável que todos os recursos envolvidos funcionem em perfeita coordenação.
Isto é, só se consegue assegurar mediante uma actuação deliberada de prossecução dos objectivos da empresa e uma aplicação adequada dos seus recursos, com vista à satisfação dos interesses de todos os envolvidos na empresa.
É esta actividade que designamos como Gestão.
Funções da Gestão
A gestão incorpora um conjunto de funções que permitem conduzir a empresa de forma a que os seus objectivos sejam atingidos.
No seguinte quadro estão descritas as grandes funções da gestão:
Função | Descrição |
Planeamento | Os gestores definem objectivos e a forma de os atingir |
Organização | Os gestores definem as inter-relações entre as diversas funções da empresa |
Direcção | Os gestores coordenam a execução de tudo o que foi planeado |
Controlo | Os gestores controlam os resultados obtidos, comparando-os com os objectivos pretendidos, e introduzem as necessidades de correcção |
Embora o processo de gestão seja uma sequência de fases, estas interagem entre si.
A retroacção entre as diferentes fases torna este processo num sistema dinâmico e em contínua adaptação â envolvente externa e à situação interna da empresa.
Níveis de Gestão
Dentro duma empresa cada pessoa tem a seu cargo um conjunto de tarefas, que poderão ser apenas de gestão, no caso de directores/administradores, ou um misto de gestão e execução, nos casos de níveis intermédios, ou apenas de execução, no caso dos empregados de nível mais baixo.
O seguinte quadro mostra os níveis típicos de uma organização:
Nível | Descrição |
Nível institucional (gestão de topo) | Área onde são decididas as estratégias da empresa, a sua eventual integração em estruturas empresariais mais complexas (grupos económicos) e, de um modo geral, definidos os equilíbrios e procedimentos que asseguram a sobrevivência e o sucesso de todo o sistema empresarial |
Nível de gestão (gestão intermédia) | Processo de intervenção sobre as realidades operacionais visando melhorá-las, segundo critérios de rendibilidade e de acordo com as indicações de mercado |
Nível operacional | Formas de combinação de recursos humanos e materiais que a empresa utiliza para a realização das operações produtivas e comerciais. Neste sistema a racionalidade das decisões permanece limitada aos aspectos técnico |
Os níveis institucional e de gestão serão os que têm a seu cargo as funções de gestão (planeamento, organização, direcção e controlo).
Dependendo da posição em que cada pessoa se encontra na empresa, o tempo dedicado a cada função será diferente.
A gestão de topo tem um maior componente de planeamento e organização.
Distribuição de tempo/níveis de gestão
Fonte: Parcialmente baseado e adaptado de Thomas A. Mahoney H. Ferdee, and Stephen gentlemen Carrol, "The Job(s) os Management", Industrial Relations
Áreas de Actuação da Gestão
A actividade primordial da gestão de empresas que designámos de gestão institucional consiste na identificação do valor que a empresa pode gerar na economia e da melhor aplicação de recursos com sita a gerar esse valor.
Designamos esta tarefa gestão estratégica.
O desempenho da gestão estratégica arte da compreensão da relação da empresa com o seu meio ambiente. De facto, a actividade da empresa não ocorre do vazio. Cada empresa é um elo numa complexa malha de entidade: empresas, instituições públicas, pessoas, grupos de interesse. Encontramos aqui uma primeira área de actuação da gestão de empresas: identificar o lugar da empresa na complexa teia que constitui o seu meio envolvente, procurando determinar em que medida esta influência o comportamento da empresa e em que medida este comportamento influencia o meio.
Matriz Níveis/Funções
Planeamento é:
• Um esforço sistemático e formal que visa estabelecer direcção para aumentar a probabilidade de ocorrência dos resultados desejados.
• Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira mais eficiente, eficaz e efectiva, com a melhor concentração de esforços e utilização de recursos.
Princípios gerais:
• Contribuição aos objectivos máximos da empresa.
• Precedência do planeamento em relação às demais funções administrativas.
• Maior penetração e abrangência, causando modificações nas pessoas, tecnologias e sistemas.
• Maior eficiência, eficácia e efectividade
Algumas Razões para Planear
• Constantes mudanças no meio ambiente
• Necessidade de antecipar situações desejadas e evitar situações não desejadas
• Necessidade de adaptação organizacional
Sequências do planeamento
O Planeamento Estratégico é o processo pelo qual:
• os gestores de uma organização constroem uma visão de futuro desejável;
• as estratégias para realizar esta visão são definidas;
• e são estruturadas operações e projectos para implementar as estratégias.
Um processo de Planeamento Estratégico deve:
• Ter a participação de todos os gestores;
• Estabelecer uma primeira proposta de um plano estratégico possível de ser implementada;
• Capacitar o corpo Directivo nos conceitos do planeamento estratégico;
• Ser uma GRANDE oportunidade para discussão entre os gestores;
• Introduzir o pensamento estratégico em todos os níveis de responsabilidade;
• Ter uma liderança forte
Fases do planeamento
Recursos para o Planeamento
• Pessoas comprometidas (tempo)
• Moderador/Facilitador (externo)
• Informações sobre o ambiente
• Indicadores internos
• Capacitação dos participantes
• Ferramentas
• Infra-estrutura
Resultados do Planeamento
• Plano Estratégico
• Necessidade de Recursos para implementação das estratégias
Um Bom Plano Estratégico
• Possui consistência entre missão, visão, objectivos, estratégias e implementação.
• Foca no que pode trazer vantagem competitiva.
• É simples o suficiente para ser usado e complexo o bastante para ser útil.
• É flexível para se adequar às condições reais da implementação.
Organização é:
O processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planeamento efectuado.
Referente a estrutura organizacional, pode-se entendê-la recorrendo a duas teorias de organização:
1ª) Teoria organicista: as empresas são comparadas ao organismo animal. Trata-se de um estudo pelo processo analógico, por meio do qual se observa a semelhança entre coisas diferentes. Podemos dizer que o conceito de órgão envolve a palavra função, que significa a acção de cada órgão, ou no caso da empresa, os serviços executados em cada departamento ou secção.
2ª) Teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunião de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços. As relações que se estabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa constituem o que se chama de estrutura organizacional.
A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas.
Quando a empresa é organizada chama-se: “Estrutura de Organização Formal”, estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).
Direcção é:
O processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”
Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.
“Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.”
Controlo é:
O processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”
In Blog, SIAD Blog - Rui Norte
6 comentários:
gostei,
Muito obrigadaa as informacoes me ajudarm bastante😙
As informações mi ajudaram muito, obrigada
Graças, gostei destas informações, me foi util
Adorei foi muito útil para os meus estudos
Agradecido, gostei
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