sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Funções e Níveis da Gestão - Detalhado

Funções e Níveis da Gestão - Detalhado

Organização

Uma organização é uma entidade social conscientemente coordenada, com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para atingir um objectivo comum ou um conjunto de objectivos.

Outras definições para Organização:

Organizar é atribuir a uma estrutura (partes), as funções das partes e seu relacionamento (estrutura organizacional) em uma entidade ou empresa.

Organização é um sistema que tem objectivos específicos e uma estrutura organizacional com recursos que devem ser geridos para atingir os seus objectivos.

Funções e Níveis da Gestão

Para que uma empresa atinja os objectivos, é indispensável que todos os recursos envolvidos funcionem em perfeita coordenação.

Isto é, só se consegue assegurar mediante uma actuação deliberada de prossecução dos objectivos da empresa e uma aplicação adequada dos seus recursos, com vista à satisfação dos interesses de todos os envolvidos na empresa.

É esta actividade que designamos como Gestão.

Funções da Gestão

A gestão incorpora um conjunto de funções que permitem conduzir a empresa de forma a que os seus objectivos sejam atingidos.

No seguinte quadro estão descritas as grandes funções da gestão:

Função

Descrição

Planeamento

Os gestores definem objectivos e a forma de os atingir

Organização

Os gestores definem as inter-relações entre as diversas funções da empresa

Direcção

Os gestores coordenam a execução de tudo o que foi planeado

Controlo

Os gestores controlam os resultados obtidos, comparando-os com os objectivos pretendidos, e introduzem as necessidades de correcção

Embora o processo de gestão seja uma sequência de fases, estas interagem entre si.

A retroacção entre as diferentes fases torna este processo num sistema dinâmico e em contínua adaptação â envolvente externa e à situação interna da empresa.

Níveis de Gestão

Dentro duma empresa cada pessoa tem a seu cargo um conjunto de tarefas, que poderão ser apenas de gestão, no caso de directores/administradores, ou um misto de gestão e execução, nos casos de níveis intermédios, ou apenas de execução, no caso dos empregados de nível mais baixo.

O seguinte quadro mostra os níveis típicos de uma organização:

Nível

Descrição

Nível institucional (gestão de topo)

Área onde são decididas as estratégias da empresa, a sua eventual integração em estruturas empresariais mais complexas (grupos económicos) e, de um modo geral, definidos os equilíbrios e procedimentos que asseguram a sobrevivência e o sucesso de todo o sistema empresarial

Nível de gestão (gestão intermédia)

Processo de intervenção sobre as realidades operacionais visando melhorá-las, segundo critérios de rendibilidade e de acordo com as indicações de mercado

Nível operacional

Formas de combinação de recursos humanos e materiais que a empresa utiliza para a realização das operações produtivas e comerciais. Neste sistema a racionalidade das decisões permanece limitada aos aspectos técnico

Os níveis institucional e de gestão serão os que têm a seu cargo as funções de gestão (planeamento, organização, direcção e controlo).

Dependendo da posição em que cada pessoa se encontra na empresa, o tempo dedicado a cada função será diferente.

A gestão de topo tem um maior componente de planeamento e organização.

Nos níveis mais baixos da gestão a função direcção (no sentido de liderança/coordenação) terá maior peso. De facto, quanto maior é o peso das actividades de gestão, menos é o das actividades de execução.

Distribuição de tempo/níveis de gestão



Fonte: Parcialmente baseado e adaptado de Thomas A. Mahoney H. Ferdee, and Stephen gentlemen Carrol, "The Job(s) os Management", Industrial Relations

Áreas de Actuação da Gestão

A actividade primordial da gestão de empresas que designámos de gestão institucional consiste na identificação do valor que a empresa pode gerar na economia e da melhor aplicação de recursos com sita a gerar esse valor.

Designamos esta tarefa gestão estratégica.

O desempenho da gestão estratégica arte da compreensão da relação da empresa com o seu meio ambiente. De facto, a actividade da empresa não ocorre do vazio. Cada empresa é um elo numa complexa malha de entidade: empresas, instituições públicas, pessoas, grupos de interesse. Encontramos aqui uma primeira área de actuação da gestão de empresas: identificar o lugar da empresa na complexa teia que constitui o seu meio envolvente, procurando determinar em que medida esta influência o comportamento da empresa e em que medida este comportamento influencia o meio.

Matriz Níveis/Funções


Planeamento é:

Um esforço sistemático e formal que visa estabelecer direcção para aumentar a probabilidade de ocorrência dos resultados desejados.

Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira mais eficiente, eficaz e efectiva, com a melhor concentração de esforços e utilização de recursos.

Princípios gerais:

Contribuição aos objectivos máximos da empresa.

Precedência do planeamento em relação às demais funções administrativas.

Maior penetração e abrangência, causando modificações nas pessoas, tecnologias e sistemas.

Maior eficiência, eficácia e efectividade

Algumas Razões para Planear

Constantes mudanças no meio ambiente

Necessidade de antecipar situações desejadas e evitar situações não desejadas

Necessidade de adaptação organizacional

Sequências do planeamento


O Planeamento Estratégico é o processo pelo qual:

os gestores de uma organização constroem uma visão de futuro desejável;

as estratégias para realizar esta visão são definidas;

e são estruturadas operações e projectos para implementar as estratégias.

Um processo de Planeamento Estratégico deve:

Ter a participação de todos os gestores;

Estabelecer uma primeira proposta de um plano estratégico possível de ser implementada;

Capacitar o corpo Directivo nos conceitos do planeamento estratégico;

Ser uma GRANDE oportunidade para discussão entre os gestores;

Introduzir o pensamento estratégico em todos os níveis de responsabilidade;

Ter uma liderança forte

Fases do planeamento


Recursos para o Planeamento

Pessoas comprometidas (tempo)

Moderador/Facilitador (externo)

Informações sobre o ambiente

Indicadores internos

Capacitação dos participantes

Ferramentas

Infra-estrutura

Resultados do Planeamento

Plano Estratégico

Necessidade de Recursos para implementação das estratégias

Um Bom Plano Estratégico

Possui consistência entre missão, visão, objectivos, estratégias e implementação.

Foca no que pode trazer vantagem competitiva.

É simples o suficiente para ser usado e complexo o bastante para ser útil.

É flexível para se adequar às condições reais da implementação.

Organização é:

O processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planeamento efectuado.

Referente a estrutura organizacional, pode-se entendê-la recorrendo a duas teorias de organização:

1ª) Teoria organicista: as empresas são comparadas ao organismo animal. Trata-se de um estudo pelo processo analógico, por meio do qual se observa a semelhança entre coisas diferentes. Podemos dizer que o conceito de órgão envolve a palavra função, que significa a acção de cada órgão, ou no caso da empresa, os serviços executados em cada departamento ou secção.

2ª) Teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunião de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços. As relações que se estabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa constituem o que se chama de estrutura organizacional.

A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas.

Quando a empresa é organizada chama-se: “Estrutura de Organização Formal”, estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).

Direcção é:

O processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”

Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.

“Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho de qualquer trabalho.”

Controlo é:

O processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”



In Blog, SIAD Blog - Rui Norte

6 comentários:

Unknown disse...

gostei,

Unknown disse...

Muito obrigadaa as informacoes me ajudarm bastante😙

Unknown disse...

As informações mi ajudaram muito, obrigada

Unknown disse...

Graças, gostei destas informações, me foi util

Unknown disse...

Adorei foi muito útil para os meus estudos

Unknown disse...

Agradecido, gostei