Os objectivos e características desta ferramenta são, essencialmente, os seguintes:
- O Balanced Scorecard salienta a gestão na estratégia da empresa/organização, definindo-a em objectivos, indicadores e iniciativas, em quatro perspectivas (uma financeira e três não financeiras);
- Nessa base, este modelo contempla quatro perspectivas adicionais - clientes, processos internos, aprendizagem e desenvolvimento organizacional – para além da Perspectiva Financeira tradicional de avaliação do desempenho (que já era contemplada no Tableau de Bord). Desta forma, será possível gerir factores intangíveis fundamentais para um bom desempenho futuro da organização em estudo. Torna-se possível, desta forma associar as potencialidades do Tableau de Bord com a capacidade de gerir aspectos não financeiros e igualmente importantes na evolução financeira positiva da empresa em questão;
- Permite a comunicação, o envolvimento e o alinhamento dos recursos humanos, assim como o ajustamento dos recursos da organização, de acordo com a estratégia que será definida como sendo a indicada para se atingir os objectivos pretendidos;
- Considera a existência de relações de causa e efeito entre as diferentes influências anteriormente referidas e entre as medidas e as acções de desempenho;
- Pretende assegurar o feedback (o retorno de informação de maneira a comunicar a estratégia com todos os intervenientes da empresa) e a aprendizagem mediante os resultados alcançados com as várias acções e medidas efectuadas (a curto e a longo prazo). Desta forma, tendo em conta o resultado positivo e/ou negativo, será facilitado o processo de revisão da estratégia inicialmente definida.
Defendemos que a definição da estratégia deverá ser feita num passo inicial associado à criação de uma organização. Evidentemente que nesta fase, alguns pontos fulcrais para esta definição não são muito adequados e/ou estão pouco demonstrados no inicio da sua formação, daí a necessidade de se adaptar a estratégia em função da evolução, actualização e crescimento da empresa. Para esta adaptação tem que ser possível medir, analisar e fazer a manutenção dos resultados da empresa. O desenvolvimento e adopção de um Balanced Scorecard nascem dessa necessidade.
Tendo em conta todos estes aspectos, o conceito de Balanced Scorecard que defendemos é demonstrado pela junção de diversas definições:
- Citando Mark L. Frigo, "A Balanced Scorecard is a strategy-focused approach to performance management that includes financial and nonfinancial performance measures … derived from the organization's vision and strategy." Para Kaplan e Norton (1997, p.2): [...] o Balanced Scorecard (BSC) traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
- A empresa QPR Software apresenta uma definição de BSC na qual nos baseámos para constituir uma definição que consideramos ser simples e abrangente: “O conceito do Balanced Scorecard ajuda a traduzir a estratégia em acção duma organização. Através desta ferramenta, a administração dispõe de uma visão compreensiva e integrada do desempenho e, simultaneamente, de um processo contínuo de avaliação e actualização da estratégia delineada de acordo com a missão da empresa. O BSC constitui, ainda, um facilitador da comunicação e compreensão da visão e dos objectivos estratégicos ao universo dos colaboradores.”
Fontes:
http://www.est.ipcb.pt/psi/psi_OG/docs/Balanced%20Scorecard%20versus%20Tableau%20de%20Bord.pdf
Grupo de Trabalho:
Jorge Afonso Joana Eusébio
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