sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Conceitos SIAD - Hierarquia de Problemas

Contributos recolhidos na aula:
Nasce da forma natural de dividir problemas em sub- problemas
A hierarquia estabelece-se no para onde

Segundo da Wikipédia:
“Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância (…). Mas pode significar ainda:
A distribuição ordenada dos poderes.
A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou Igreja.
A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição. (ver: arquitetura, artes plásticas, desenho, design gráfico, escultura, pintura, tipografia, etc) “

A hierarquia nasce da necessidade de desmembrar o complexo, o genérico e a missão, em conceitos, tarefas e funções, ou seja, estabelecer níveis mais fáceis de concretizar e que permitam tornar real e praticável o sistema subjacente à hierarquia.
A hierarquia também tem como objectivo ordenar, estabelecer regras e aplicar procedimentos, que face a um determinado problema, seguindo uma via previamente definida, se alcance uma solução similar .
Importa referir neste contexto, os sistemas hierárquicos biológicos, como as cadeias de sobrevivência das espécies, a estrutura organizativa das comunidades, que se estabeleceram naturalmente em função do meio ambiente.

Do link mencionado pela Professora Trigueiros, http://www.isss.org/hierarchy.htm, podemos retirar conceitos como:
Em termos matemáticos, a hierarquia é “ a collection of parts” com uma ordenação assimétrica dentro de um todo, por conseguinte estabelece-se através de níveis superiores e inferiores num determinado sistema.
São ainda definidos conceitos como níveis de hierarquia, níveis de organização, critérios de observação, a dualidade na hierarquia, que com certeza iremos aprofundar.

Por Fernanda e Carla

Sem comentários: